São João do estagiário: há 3,6 mil vagas em aberto no Brasil; este mês, sobe procura por estudantes

Mês de junho é tempo de São João, de pular fogueira, de comer canjica e de arrumar um emprego como estagiário. É nesta época que muitas empresas contratam os estudantes, porque muitos graduandos se formam no meio do ano. Na Bahia, enquanto são oferecidas 2,1 mil vagas nos outros meses, neste período a procura aumenta para 3,6 mil vagas para estagiários.Luciana Menezes, supervisora da unidade do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em Salvador, diz que nesta época recebe muitas ofertas de vagas das empresas,  mas que os possíveis candidatos aproveitam o recesso da universidade para viajar. “Por isto, quem vem e aproveita esta chance é porque está realmente comprometido. Este estudante está de fato buscando uma oportunidade”, acrescenta.

A supervisora informa que, enquanto há uma média de 500 vagas por mês no CIEE, em junho elas sobem para 1,6 mil vagas. Por causa da dificuldade em encontrar os candidatos, a entidade tem feito até plantões aos sábados para chamar os estudantes para participar das entrevistas. “Vaga a gente tem”, resume.

Para concorrer a uma das vagas, basta o estudante se cadastrar no site do CIEE. Depois, ele pode ser contactado ou mesmo verificar periodicamente as vagas que estão abertas no site da instituição. Uma vez marcada a entrevista, Luciana enfatiza que os candidatos se preocupem com a aparência e não deixem de ir ao compromisso. “Que o garoto faça a barba. As garotas evitem decotes e que não marquem e deixem o entrevistador esperando”, enumera.

Outro órgão que também observa que as vagas mais que dobram nesta troca de semestre é Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Segundo Edineide Lima, gerente de estágio e formação de talentos do IEL, as vagas passam de um mil para duas mil vagas. “Neste período de férias escolares, muitos estudantes acham que é hora de viajar. Mas é hora de correr atrás de um estágio”.

Há vagas em todas as áreas, mas os mais procurados são os estudantes de Administração, das Engenharias, Informática, Design e cursos de Licenciatura. “Aconselho o candidato a não procurar a vaga apenas pelo valor da bolsa que será pago. Tem que estagiar para a complementação do aprendizado, pela atividade que você quer aprender a desenvolver”, analisa Edineide.

Tira dúvidas e saiba seus direitos
O Ministério do Trabalho fez uma cartilha com as principais dúvidas sobre os direitos dos estagiários. Veja:

O estágio é uma relação de emprego?
Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego, desde que observados os requisitos legais. No estágio não são devidos encargos sociais, trabalhistas ou previdenciários por parte da empresa contratante.

Quem deverá ser o supervisor do estagiário por parte da empresa?
O supervisor do estagiário deve ser funcionário do seu quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.

O supervisor pode orientar até quantos estagiários?
O supervisor da empresa  somente pode orientar e supervisionar até dez estagiários simultaneamente.

A atividade a ser exercida pelo estagiário deve estar relacionada com a sua formação educacional?
Sim, o estágio deve estar relacionado com a formação do estagiário, ou seja, deve ser compatível com o projeto pedagógico do seu curso.

Quais são as principais obrigações da empresa?
Em primeiro lugar, celebrar um termo de compromisso com a instituição de ensino e o educando, zelando por seu cumprimento. A empresa também deve indicar funcionário do quadro de pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para o orientar. Também  é importante contratar em favor do estagiário seguro contra acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado.

Qual a duração máxima da jornada de trabalho?
São seis horas diárias ou 30 horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

Nos dias de prova poderá haver redução da jornada?
Sim. Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, a carga horária será reduzida à metade, segundo o estipulado no termo de compromisso de estágio. Nesse caso, a instituição de ensino deverá comunicar à empresa, no início do período letivo, as datas de realização das avaliações.

Qual o  momento certo
Uma orientação importante dos especialistas é não deixar para procurar o estágio no último momento. A liberação para fazer o estágio varia de acordo com cada universidade. Enquanto umas liberam o estudante no 3º semestre, outras só liberam no 5º semestre. “O importante é que os estudantes comecem assim que for possível, porque eles se destacam e, desta forma, saem na frente dos colegas”, detalha Edineide Lima, gerente de Estágio e Formação de Talentos do IEL. Edilene Amorim, supervisora de vagas do Cide Estágio, reforça que se o estudante deixar para a última hora pode não conseguir a vaga, prejudicando sua carreira profissional.

Dicas para a entrevista

Informação
Pesquise o máximo de informações sobre a empresa. Você não está apenas sendo escolhido, você também está escolhendo;

Roupa
Na hora da entrevista, preste atenção no que irá usar. Prefira roupas discretas (nada de cores extravagantes, jeans, bermuda e camiseta). Você raramente terá uma segunda chance para criar uma boa aparência;

Atraso
Chegue no horário. Comparecer 15 minutos antes do horário marcado é melhor ainda, pois demonstra interesse e respeito para com o entrevistador;
Disposição Irradie entusiasmo. O entrevistador vai perceber que você realmente quer a vaga;

Ansiedade
Seja natural e espontâneo. Não demonstre ansiedade.  Se você foi chamado é porque já passou pela primeira fase: a análise do currículo. Então, não tenha medo;

Desculpas
Durante a entrevista, fique atento para não deixar nenhuma pergunta sem ser respondida. Também não é aconselhável arrumar desculpas para as falhas que você cometeu ao longo da vida profissional.

Luciana Rebouças | Redação CORREIO

Sobre Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Guanambi

Por um desenvolvimento justo.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário